A história da Paróquia São João Batista começa em 1970, quando foi lançada a pedra fundamental no Setor Sul do Gama e a comunidade local passou a ser conhecida como Vila São João. Antes mesmo da construção da igreja matriz, as primeiras celebrações eram realizadas em um simples barracão nos fundos do terreno doado. Foi ali que o Padre Guilherme, com o apoio da comunidade, ergueu uma pequena capela de madeira, símbolo de fé, esperança e união.
O primeiro batizado aconteceu em 1º de abril de 1971, marcando oficialmente o início da vida sacramental na nova comunidade. No ano seguinte, em 1972, nasceu a primeira pastoral: o Apostolado da Oração, que permanece atuante até hoje.
Em 1977, sob a presidência de Dom Ávila, teve início a construção da atual matriz. A obra, fruto de doações e muito trabalho voluntário, avançou aos poucos, até que no início dos anos 1980 as missas já eram celebradas no novo templo, mesmo ainda em fase de acabamento.
Com o passar dos anos, a paróquia se expandiu e hoje conta também com as comunidades São Luiz Gonzaga e Bom Pastor. Desde sua fundação, é confiada aos cuidados dos Missionários do Verbo Divino (SVD), que, com dedicação e espírito missionário, continuam guiando a comunidade.